Laser and Vision

Os sistemas da divisão Laser, Vision, Machine & Automation, são desenvolvidos e fabricados pela matriz na Alemanha, visando atender processos complexos de todos os setores industriais, com foco principalmente na indústria automobilística, de semicondutores, e médica em todo o mundo.

Sistema de marcação a laser

Marcação a laser é definida como labeling ou marcação de objetos, usando um intenso feixe de laser. Em comparação com a impressão a laser, em que um fraco feixe de laser controla apenas a aplicação de pigmento, a marcação a laser modifica o próprio material marcado. O método e a energia necessária dependem do material. A marcação a laser é à prova d’água, à prova de limpeza e é muito durável. A marcação pode ser feita de forma rápida, automatizada e individual.

Sistema de soldagem a Laser

A GEFASOFT fornece diferentes tipos de sistemas de solda a laser.

Soldagem plástica – Solda de topo e Solda por transmissão

Durante o processo de solda de topo, dois materiais absorventes de laser são soldados por meio da aplicação de pressão. A energia do laser pode ser aplicada em conjunto com a força de uma só vez ou antes da força. Os materiais são derretidos primeiro e depois unidos pela força.

Na Solda por transmissão, o princípio básico é transmitir radiação de laser através de um componente transparente e um absorvente para criar uma solda. Assim, uma porcentagem da energia do laser passa pelo componente de união transparente e, finalmente, acopla completamente ao componente absorvente.

Soldagem de metal – Soldagem por condução de calor e por penetração profunda

Com a soldagem por condução de calor, é possível uma profundidade de soldagem de até 1 mm. O uso de uma fonte de laser mais potente resulta em um capilar de vapor pela evaporação do material e assim, permite soldas mais profundas.

Ambos os procedimentos podem ser usados para realizar quaisquer geometrias com a maior precisão. Devido à pequena zona afetada pelo calor, a distorção do material permanece baixa em comparação com os métodos convencionais.

A soldagem de metal a laser usa principalmente lasers de diodo ou fibra. Um suprimento de gás inerte protege a solda da oxidação.

Removedor de falhas a laser

Máquina totalmente automatizada para remoção de molde extra gerado durante o processo de moldagem para componentes eletrônicos. Contando com duas cabeças de ferramentas para melhorar o processo de limpeza, a máquina compensa a diferença de tamanho, o desvio do laser e a posição das peças processadas com medição óptica usando um sistema de processamento de imagem. Os dados de correção do laser são calculados e transferidos para o processador do laser que processa as posições das peças dadas com os dados corrigidos antes de efetuar a limpeza.

IRISOR

O Irisor é um sistema ótico de inspeção e classificação totalmente automatizado.

A entrega dos produtos é feita em lote, por cassetes preferencialmente com medidas externas idênticas. No entanto, com a opção de processar diferentes disposições e alturas.

A disposição dos produtos no suporte é dividida em linhas e colunas e pode variar de produto para produto. Inspeções 3D e/ou inspeções laterais são realizadas através de combinações ópticas apropriadas. Cada transportador de produto é equipado com um número exclusivo (código 2D) para tracking and trace.

Ao ler o número DMX do lote, a posição das cavidades preenchidas é determinada automaticamente. A entrada do número do lote é também possível de ser realizada manualmente pelo operador. O procedimento de inspeção é totalmente automático. Para cada passagem, várias inspeções ópticas podem ser realizadas sequencialmente. Os erros detectados são salvos com o número do lote, posição do número do produto, código de erro, parâmetros de imagem e inspeção (por exemplo: configurações de luz da câmera). Os resultados podem ser revistos por um operador, se necessário.

HUD Inspection System

A partir de 2004, a BMW tem usado o Head-Up-Display (HUD) como tecnologia que projeta informações (velocidade, navegação, etc.) no para-brisas do automóvel atingindo a visão do motorista, através de um sistema de projetores e espelhos.

Essa tecnologia requer uma coordenação exata entre o projetor, que está abaixo no painel, a tela do projetor e o para-brisa. Os defeitos de imagem podem ocorrer como resultado de deformidades no formato do espelho e/ou do para-brisa.

Desde 2002, a GEFASOFT tem realizado e desenvolvido continuamente um sistema complexo de processamento de imagens para a verificação da qualidade do HUD instalado. O sistema pode gravar e, quando necessário, ajustar os diferentes parâmetros de imagem relevantes para a qualidade final da imagem do HUD.

Durante este período, nossa tecnologia inovadora de processamento de imagens tem sido usada e aprovada pela maioria das empresas adeptas de sistemas HUD em todo o mundo.

Nossos sistemas de verificação de HUD são utilizados dentro da linha de produção e na montagem final de automóveis, bem como na produção de vidro. Além disso, também pode ser usado em locais de retrabalho e em laboratórios de medição.

Deformação

Após a montagem dos HUDs e dos para-brisa nos carros, distorções da imagem projetada podem surgir devido a desvios presentes em componentes de montagem.

O sistema de inspeção GEFASOFT HUD utiliza câmeras CCD para capturar fotos especiais de amostras de teste em diferentes posições. Ele avalia essas imagens em relação à distorção, corte, efeito fantasma, bem como outros critérios relevantes a qualidade.

Os dados de distorção encontrada são transmitidos por meio de uma interface do veículo para o projetor, que produz uma imagem correta. A compensação de deformação permite uma apresentação de imagem projetada livre de distorções, sem a necessidade de sistemas complexos de precisão dos componentes de alto custo.

Banca de teste de Para-brisa

Para possibilitar o uso do HUD em para-brisa, é necessário um processo de construção especial no vidro afim de evitar as imagens duplas (“Ghost”) causadas pelo uso de multicamada de um para-brisa. Estes processos de produção são difíceis de dominar e exigem uma verificação completa da qualidade.

Para isso, a GEFASOFT fornece sistemas de teste completos para a indústria do vidro. Os sistemas permitem um teste dos para-brisa de 100% de acordo com especificação de OEM individual e permitem a redução de rejeições por meio de um circuito curto de controle. Reclamações e devoluções podem ser completamente evitadas.

Uma bancada de teste GEFASOFT permite tempo de ciclo, dependendo do produto, entre 8 e 17 segundos, oferecendo ao mesmo tempo, flexibilidade e possibilidade de alterar entre diferentes tipos de vidro.

A integração na produção pode ser feita online ou offline. A comunicação de dados de teste e de rastreamento por meio de interfaces de comunicação customizadas é fornecida de forma regular e flexível.

Viper.net

O Viper.NET simplifica e acelera o processo de construção de aplicativos de processamento de imagens industriais. No Viper.NET todo o processo, desde a solicitação ao resultado, está integrado e automatizado. Os usuários podem contar com interfaces projetadas e otimizadas que são diariamente utilizadas em nossas próprias máquinas e integradas em equipamentos de outros fabricantes. Um modelo de plug-in flexível e muitas possibilidades na configuração do Viper.NET tornam possíveis uma rápida adequação para requisitos personalizados.

GCELL Multipin Pressfit

Prensagem controlada por força-distância para conectores multipinos em placas PCB.

A unidade Gcell fornece prensagem de Força-Distância controlada, para conectores de multipinos. O Gcell é projetado de tal maneira que a força seja aplicada simetricamente para unir o conector e a placa PCB.

Lucon series

Em aplicações de processamento de imagens, é necessário reconhecer a dimensão externa e eventual falha de produtos, mas muitas vezes com uma geometria complexa e o sombreamento ocorre com facilidade. Porém, por meio de um posicionamento inteligente de várias câmeras, iluminações e um controle inteligente, estes produtos podem ser analisados satisfatoriamente.

A série LUCON® da Gefasoft em um modelo master/slave permite o controle de fontes de luz LED para a iluminação ideal de objetos. Até 16 fontes de luz podem ser usados para garantir uma iluminação sem sombras em diferentes modos de operação.

A tecnologia TWI (Two-Wire Interface) permite que até 15 módulos sejam configurados de maneira fácil e rápida em um módulo mestre. Três LEDs de status por módulo fornecem uma visão geral rápida da funcionalidade.

O pacote de software Lumos pode ser rapidamente integrado em qualquer aplicativo. O usuário pode então criar e salvar livremente as mais diversas condições de iluminação. Todos os parâmetros do processo como corrente, tensão, temperatura, tempo de flash, etc., são armazenados em uma EPROM.